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Insurtech leva tecnologia aos planos funerários

O foco principal é eliminar toda a burocracia dos mecanismos de contratação e controle

O mercado está acompanhando uma novidade que vem simplificando a vida das pessoas, o chamado Insurtech?  O termo com origem inglesa significa a união das palavras seguro e tecnologia. O foco principal é eliminar toda a burocracia dos mecanismos de contratação e controle, facilitando o papel do cliente. Dessa forma, os Planos Funerários, serviços que as pessoas nem sempre têm tempo para pesquisar e contratar acabam sendo beneficiados por esse sistema.

De acordo com Cláudio de Luna, responsável Luna Funerária, a tecnologia facilita a vida dos clientes. “Quando há alguma morte na família as pessoas sofrem com o processo burocrático para a organização do velório. Já com o processo totalmente tecnológico as pessoas podem solicitar todo o processo rapidamente, sem desgaste em um momento tão delicado e difícil”, afirma. 

Para exemplificar como o Insurtech funciona no mercado, vale citar tecnologias como dos transportes (Uber e 99 Táxi), ifood e Rappi (entrega de alimentos) e até mesmo o Airbnb e Booking (hotelaria), dentre outras. Ou seja, o serviço prestado pela Luna Funerária é semelhante, resolvido a um clique com segurança e credibilidade. “O processo torna-se seguro, em um mercado em que muitas vezes as pessoas não encontram a qualidade do serviço na hora que precisam. Adquirindo no portal, todo o processo é claro, transparente e eficiente”, conclui Luna.

Mercado

No Brasil, o custo médio de um enterro é de R$ 2,5 mil, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário (Abredif). Em São Paulo, o valor mínimo para um funeral básico é de R$ 744,21, mas os custos podem ultrapassar R$ 24 mil dependendo do caixão, dos enfeites florais, mesa de condolência, véu e velas.

Na Luna Funerária a contratação é toda online, incluindo serviços como organização do velório, opção para compra de jazigo, caixão, urna, preparação do corpo, logística, benefícios em vida e taxas inclusas.

Há dois anos o Governo Federal sancionou a lei que define normas para a comercialização de planos de assistência funerária. Esses planos garantem, mediante uma contribuição mensal, a cobertura de traslados, funerais e sepultamento para o contratante e sua família. Pela lei (13.261/16), os planos funerários devem apresentar contrato detalhado dos serviços prestados. Por exemplo: o tipo de atendimento funerário, a organização de homenagens póstumas, cerimonial e traslados.

A nova lei determina ainda regras mínimas de faturamento, capital social e receita anual para que as empresas possam fornecer os planos de assistência.

O setor funerário que chega a faturar anualmente R$ 7 bilhões, segundo o Sincep (Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil.

Novos serviços e atendimento

De acordo com pesquisa elaborada pela Consultoria PWC, denominada Percepção do Consumo Global 2019, 68% dos brasileiros preferem interagir com pessoas capacitadas do que com máquinas na hora do atendimento. Esse fator passa a ser predominante na hora de escolher um serviço de qualidade. Por essa razão, canais de atendimento rápidos, diversificados e eficientes têm sido criados por empresas de diferentes setores, dentre eles, o segmento funerário.

A Luna Funerária  é pioneira em facilitar o serviço de atendimento, inclusive oferecendo o WhatsApp (11) 99676-8256 como plataforma de diálogo com os clientes. “Dispomos do telefone 0800 591 0382 que não deixa o cliente desamparado e rapidamente damos um atendimento exemplar a toda a família. Esse canal é muito requisitado pelos clientes”, complementa Luna.

Além de todas as ações de emergência, a Luna Funerária dispõe de serviços que também podem ser solicitados pelos canais de atendimento, como informações sobre as clínicas de preparação, cremação, cremação PET, plano funerário, sepultamento imediato fora de São Paulo, diamantes feitos com cinzas e outros serviços personalizados.

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