Notícias

Cremação de ossos

Cremação de Ossos

Cremação de ossos – Antes de ser realizado a cremação de ossos do ente querido, ocorre o  processo de exumação.

Mas o que é exumação?

A exumação é o ato de desenterrar um cadáver para a retirada de seus restos mortais.

 Na maioria das vezes, a exumação ocorre devido a superlotação de cemitérios, por falta de espaço ou por motivos administrativos. Após passar um tempo pré determinado (período de 3 a 5 anos), alguns cemitérios solicitam a retirada dos restos mortais do ente querido, para a regulamentação do cemitério. Sendo assim, abrem espaços para novos sepultamentos.

A exumação também ocorre a pedido da justiça. Nesses casos, a solicitação é feita para a confirmação do caso da morte (principalmente se a morte ocorreu de forma violenta) ou recolher amostras de DNA para estudos de paternidade.

Também pode ser solicitada por parentes, quando ocorrer mudança para outra cidade. Os familiares podem solicitar a transferência do restos mortais do ente querido para outro cemitério.

Em qualquer uma dessas solicitações é sempre necessário que alguém da família seja contactado para que o procedimento aconteça. 

Quando ocorrer a  solicitação da Justiça, um parente responsável deverá ser avisado legalmente do procedimento.

O mesmo acontece quando a exumação de cadáver se dá por motivos administrativos dentro do cemitério, o familiar responsável deverá ser notificado.   

 Qualquer procedimento relacionado à exumação sem a autorização judicial é considerada crime e violação de sepultura.

Importante:

Para a realização do processo de exumação, além dos técnicos responsáveis, é necessária a presença de um familiar para acompanhar o processo. Em alguns casos determinados pela justiça, haverá a presença do responsável da área judicial. Isso garantirá que a exumação foi feita de acordo com a lei.

A opção pela cremação de ossos

Sabemos que nada é mais desagradável do que perder um ente querido. 

A situação acaba complicando ainda mais, quando precisamos reviver toda a tristeza da perda através do processo de exumação. 

A cremação de ossos é uma ótima opção para quem deseja guardar com muito carinho as cinzas do ente querido e lembrar apenas os bons momentos que passaram juntos em vida. 

 Além de preservar o meio ambiente,  a cremação é o procedimento mais higiênico por se tratar de uma operação que evita a proliferação de doenças e contaminação do solo.

Cremação de Ossos

Como é feita a Cremação de ossos?

Diferente da exumação, os ossos são alocados em um forte calor, com duração de 1 a 3 horas. 

A cremação de ossada é feita em crematórios, conhecido como câmara de cremação de corpos. Normalmente fica em 1400 – 2000 cº (graus centígrados).

Os restos ou fragmentos, são reduzidos por meios de máquinas específicas que fazem uma espécie de trituração. 

Após a cremação, estes fragmentos são depositados em um recipiente que facilita o transporte. O peso determina diretamente pelo tamanho do corpo.

Documentos para realizar a cremação de ossos exumados.

 -Cópia simples da certidão de óbito;

– Dados da exumação (esses dados são fornecidos pelo cemitério);

-A autorização de cremação assinada por um parente de primeiro grau, na ordem sucessória (cônjuge, ascendentes, descendentes e irmãos maiores de 18 anos) com 2 (duas) testemunhas ou a presença de um descendente direto (pai, mãe, cônjuge ou filhos);-Agendar a cremação direto no crematório.

Acesse a Homepage do site da Luna

Resumo
Cremação de Ossos e Exumação - Informações
Artigo
Cremação de Ossos e Exumação - Informações
Descrição
Cremação de ossos - Antes de ser realizado a cremação de ossos do ente querido, ocorre o processo de exumação.
Autor
Editor
Luna Funerária
Logotipo

Fale conosco!

Caso tenha alguma dúvida sobre nossos produtos e serviço entre em contato conosco. Teremos o prazer em atendê-lo.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Notícias relacionadas

Ver todas