Notícias

Carlos Cesar Floriano dá dicas para amenizar a dor da saudade

dor-da-saudade

Não há como negar que a dor de perder um ente querido impacta significativamente a vida das pessoas. Fica um vazio que muitas vezes nem o tempo consegue curar. Ainda mais quando a perda é repentina, afinal, não sabemos qual dia e hora passaremos por esse momento tão difícil. 

De acordo com o psicólogo Carlos Cesar Floriano, o autoconhecimento pode contribuir para amenizar o sofrimento. Por essa razão, ele separou 5 dicas para controlar a dor da saudade:

1 – Aceite o momento 

Não relute quanto ao momento e aceite a saudade. Quanto mais você se indignar com a situação, questionando as pessoas, às crenças ou a si próprio, mais difícil será esse momento de transição.

2 – Retome o contato com pessoas queridas

Não se afaste das pessoas.  Entre em contato com pessoas que gosta e sinta se elas ainda se encaixam no seu momento de vida atual. Rir, conversar e dividir sonhos ajuda muito no processo de retomada da rotina.

3 – Faça novos amigos

Conhecer novas pessoas e admirar o que cada um tem de melhor possibilita um recomeço. Você pode se surpreender com o que outras pessoas podem te oferecer! Além de estar construindo novas experiências, você vai sentir a vida correndo pelas suas veias novamente.

4 – Saia de casa

Não hesite. Vá para um parque, um shopping e andar na rua. Vá para onde for, mas saia de casa. Respirar um pouco de ar fresco, apreciar a natureza e o céu. Respirar novos ares ajuda a te manter no momento presente, fazendo com que, pelo menos durante esse período, o sentimento da saudade seja controlado.

5 – Deixe o tempo fazer o trabalho dele

Vivendo um dia de cada vez e aceitando a presença desse sentimento, cada dia vai ficando mais fácil do que o dia anterior, e ao construir novas lembranças e passar por novas experiências, a saudade vai virar uma lembrança gostosa de algo que também já te fez feliz no passado. 

Caso os cinco passos anteriores sugeridos por Carlos Cesar Floriano não consigam amenizar a dor rapidamente, vale a pena ler o poema de Vinícius de Moraes.

Tomara

“Que a tristeza te convença
Que a saudade não compensa
E que a ausência não dá paz
E o verdadeiro amor de quem se ama
Tece a mesma antiga trama
Que não se desfaz
E a coisa mais divina
Que há no mundo
É viver cada segundo
Como nunca mais…”

Resumo
Carlos Cesar Floriano dá dicas para amenizar a dor da saudade
Artigo
Carlos Cesar Floriano dá dicas para amenizar a dor da saudade
Descrição
De acordo com o psicólogo Carlos Cesar Floriano, o autoconhecimento pode contribuir para amenizar o sofrimento. Veja as 5 dicas separadas por ele. Acesse!
Autor
Editor
Luna Funerária
Logotipo

Fale conosco!

Caso tenha alguma dúvida sobre nossos produtos e serviço entre em contato conosco. Teremos o prazer em atendê-lo.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Notícias relacionadas

Ver todas